É Portuguesa, que Beleza!
TelevisãoArte & CulturaBeleza & ModaMúsica

É Portuguesa, que Beleza!

Elas estão nas revistas; são abertura de noticiário; nos programas de televisão; nas passerelles; nos palcos; nas rádios; mas caminham também nas nossas ruas e não são só paisagem. Detentoras de uma personalidade inerente à cultura fortemente marcada pela vertente matriarcal, carregam indiscutivelmente os traços físicos da assimilação de todos os povos que passaram pelo nosso território e dos que com os quais nos misturámos em terras longínquas. E o resultado é este: mulheres com olhos de amêndoa doce; sorrisos rasgados e apaziguadores; rostos maternais e mãos fortes para agarrar o destino. Os cabelos confundem-se com a negrura dos limos das viagens trágico-marítimas; as mesmas que nos tornaram num povo desenvencilhado e de gerações de mulheres práticas.

Todas estas mulheres têm em comum o sangue Português e uma beleza natural de sol que as bronzeia, de mar que as conserva e lhes dá sal a um feitio muito próprio.

No mês em que se comemora o Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas pelo mundo, não podia deixar de homenagear a beleza e elegância da Mulher Portuguesa. Aqui vos deixo uma seleção muito especial.

Da diáspora Portuguesa, como não podia deixar de ser, a modelo Tasha de Vasconcelos, que nasceu em Mocambique e a apresentadora de programas de televisão de reconhecido sucesso, como “Jet7” e “Amigos para Sempre”, Cristina Caras Lindas, nascida em Angola. Também a actriz Daniela Ruah, nascida em Boston que veste o papel da agente Kensi da série NCIS Los Angeles; a cantora luso-canadiana Nelly Furtado que dispensa apresentações, e a pintora Stella Jurgen – nascida na Argentina, de origens italianas e portuguesas e criada em Portugal.

Nesta seleção nacional, estão algumas caras conhecidas da TV, da política e da música da comunidade portuguesa em Toronto. Na vida quatidiana luso-canadiana, as senhoras também têm dado cartas na política. A vereadora Ana Bailão, natural de Vila Franca de Xira, Ribatejo, e no poder local desde 2010. Também Cristina Martins, MPP até ao ano passado, é exemplo da elegância portuguesa.

Na televisão local, a sobejamente conhecida Nellie Pedro, é o rosto do programa “Gente da Nossa” na CityTv, há mais de três décadas. Mais recente, natural da Chamusca, Cristina Gonçalves de Jesus, é pivot do “Jornal da Noite” e acalma os ânimos na “Bancada Central”, na FPTV-SIC Internacional.

As modelos Sara Sampaio – o nosso “anjo” portuense da Victoria Secrets; Luisa Beirão – natural de Sever do Vouga, rosto das campanhas das marcas Nivea e Coca-Cola; e a internacional Ana Sofia Martins, também atriz nas novelas “A Única Mulher” e “Ouro Verde”.

Especialistas em Imagem, Vicky Fernandes – há anos consecutivos eleita a mulher mais elegante de Portugal, pela Revista Caras e Gabriela Pinheiro, stylist que tem na sua lista de clientes rostos conhecidos como; Julia Pinheiro, Fátima Lopes e Cláudia Vieira.

Outras mulheres para além de representarem a essência da beleza lusitana, demarcaram-se na sua caminhada profissional, com a fadista Ana Moura e Rita Redshoes, reconhecida cantora agora a solo, outrora elemento do Silence 4, e atualmente também embaixadora da marca Hush Puppies.

 

Finalmente, temos atrizes facilmente famosas como Diana Chaves – iniciada na novela ”Morangos Com Açucar” e Isabel Figueira, apresentadora, atriz e modelo. Para além da nacionalidade portuguesa, estas atrizes partilham algo mais em comum: casaram com o mesmo homem – o jogador César Peixoto!

Maria João Rafael

Créditos: Google Images, Lanidor, Revista Amar, Sapo Online, Revista Caras, Hush Puppies e Instagram.

Redes Sociais - Comentários

Botão Voltar ao Topo