Carlos Tê
Autor Português

Carlos Tê

carlos te - revista amar

 

Carlos Alberto Gomes Monteiro (Cedofeita, Porto; 14 de junho, de 1955) é um letrista e escritor português.

Licenciou-se em Filosofia na Universidade do Porto e tornou-se notado com a edição do álbum Ar de Rock, de Rui Veloso, para o qual deu a sua contribuição como letrista.

Participou também em discos dos Jafumega, Clã, Cabeças no Ar, Canto Nono com José Mário Branco, Jorge Palma, e Estrada Branca, de Mônica Salmaso e José Pedro Gil. Colaborou, entre 1978 e 1981, em revistas de poesia (Avatar, Quebra-Noz e Pé-de-Cabra) e, mais tarde, entre 1991 e 1994, escreveu para o jornal Público uma série de crónicas que marcaram a sua presença no caderno local do referido jornal. Foi também cronista no jornal Expresso.

Ao longo dos anos, tem vindo a publicar diferentes géneros literários – O Voo Melancólico Do Melro (romance), Contos Supranumerários (contos), Penso Sujo E Cimo De Vila (poesia) e Três Peças Em Volta De Canções e Um Monólogo Sobre Futebol (teatro). Arquibaldo é o seu mais recente romance.

 

Obra Literária

“Arquibaldo”

 

Sinopse

claudia andrade cinza e gloria - Revista AmarFrancisco Frade trabalha como assistente social em bairros difíceis, na periferia do Porto, geografia incerta, que o Estado Providência tenta mitigar. Rodeado de pessoas com quem trabalha e de mulheres com quem fugazmente se relaciona, vemos abrir-se aquilo que o próprio designa buraco da realidade que, pouco a pouco, o vai consumindo. Enquanto o seu alter ego Arquibaldo – super-herói da infância – se mantém à espreita, os fantasmas que o perseguem não lhe dão descanso. Acossado, faz uma peregrinação interior que o levará às suas raízes, em busca das respostas que lhe faltam.

Capaz de encontrar o geral no particular, Carlos Tê divaga por uma sociedade apressada, sem memória, num livro que é um poderoso testemunho sobre a necessidade de lembrar, sobre as razões de viver, amar e ter compaixão.

Informação: WOOK

Redes Sociais - Comentários

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao Topo