Formula 1: Os motores voltaram a rugir em Portugal
DesportoPortugal

Formula 1: Os motores voltaram a rugir em Portugal

Revista Amar - Formula 1 - Portugal
Créditos © José Sena Goulão/Lusa

 

Foram precisos 24 anos e um vírus letal para trazer a Fórmula 1 de volta a Portugal. Com a pandemia de Covid-19 a impor o cancelamento e adiamento de várias corridas do Mundial da especialidade, o Autódromo Internacional do Algarve foi o escolhido para acolher a 12.ª ronda da competição. Os melhores pilotos do Mundo aceleraram em Portimão.

 

Tudo começou há 62 anos

Foi em 1958 que, pela primeira vez, o GP Portugal fez parte do Mundial de F1. Nesse ano, a prova foi disputada no Circuito Urbano da Boavista, no Porto, e a vitória coube ao britânico Stirling Moss. Portugal continuou no mapa da modalidade nos anos 1959 e 1960 e entre 1984 e 1996.

“Ayrton em Senna”

Foi durante esse período, em 1985, que Ayrton Senna conquistou a primeira vitória de uma carreira fulgurante. Foi sob uma chuvada intensa, com apenas nove pilotos a resistir até final, que o brasileiro (falecido em 1994, num acidente) fez história no Estoril. “Ayrton em Senna, um espetáculo”, titulou na altura a imprensa especializada.

Revista Amar - Formula 1 - Portugal - historia2

 

Tiago Monteiro para a história

Até hoje, só quatro portugueses competiram na prova rainha do automobilismo: Nicha Cabral, Pedro Matos Chaves, Pedro Lamy e Tiago Monteiro. Este último piloto, de 44 anos, atualmente a correr no WTCR, chegou mesmo a garantir um lugar no pódio, no Grande Prémio de Indianápolis (EUA), em 2005.

92 vitórias valem recorde

Um triunfo de Lewis Hamilton neste domingo permite ao piloto britânico estabelecer um novo recorde, deixando para trás o alemão Michael Schumacher que, ao longo da carreira, conseguiu 91 triunfos em corridas de Fórmula 1.

Revista Amar - Formula 1 - Portugal - hamilton
Créditos © José Sena Goulão/Lusa

 

30 milhões de euros de impacto

O impacto económico mínimo na região e no país, segundo estimativa apresentada pela secretária de Estado do Turismo, Rita Marques. Paulo Pinheiro, administrador do Autódromo Internacional do Algarve, foi mais ambicioso, apontando para um impacto superior a 100 milhões.

Revista Amar - Formula 1 - Portugal - hamilton2
Créditos © José Sena Goulão/Lusa

 

Hamilton vence GP de Portugal e torna-se o piloto com mais triunfos da história

O Autódromo Internacional do Algarve mereceu elogios de Lewis Hamilton – o britânico caracterizou o circuito como “extremamente desafiador” – e promete ficar na memória do piloto da Mercedes já que foi lá que fez história. Hamilton venceu o GP de Portugal, conseguiu o 92.º triunfo da carreira e tornou-se nada mais, nada menos, do que no piloto com mais triunfos da história da Fórmula 1, deixando para trás o alemão Michael Schumacher.

O britânico, que partiu da pole position, deixou o companheiro de equipa, o finlandês Valtteri Bottas (Mercedes), a 25,592 segundos e o holandês Max Verstappen (Red Bull) a 34,508.

“Pensava que só conseguiria o que consegui hoje nos meus maiores sonhos. Vou precisar de tempo para digerir tudo isto… Não consigo mesmo encontrar palavras neste momento para dizer o que sinto”, afirmou Hamilton no final da prova.

Portugal volta a ficar associado a um momento histórico da Fórmula 1, depois de, em 1987, ter sido palco do Grande Prémio em que Alain Prost superou as 27 vitórias de Jackie Stewart.
Com estes resultados, o piloto britânico ficou mais perto do sétimo título mundial, tendo alargado a liderança do campeonato. Hamilton lidera com 256 pontos, à frente de Valtteri Bottas (179) e Max Verstappen (162).

Ana Tulha

NM

Redes Sociais - Comentários

Botão Voltar ao Topo