CCP de Mississauga (finalmente) celebrou centenário de Amália Rodrigues
EventosPCC of Mississauga

CCP de Mississauga (finalmente) celebrou centenário de Amália Rodrigues

Revista Amar - PCCM - Amalia rodrigues

 

O Centro Cultural Português de Mississauga realizou no dia 23 de outubro mais uma magnífica Gala de Fado, em homenagem à icónica Amália Rodrigues. A rainha do fado nasceu a 23 de julho de 1920 e infelizmente, devido à pandemia, o CCPM não pôde celebrar o centenário da aclamada Voz de Portugal em 2020, como estava previsto na agenda. Ainda sobre as restrições impostas pelo governo provincial, o CCPM só pôde encher a sala com metade da sua capacidade, 250 convivas e aficionados do Fado.

Visivelmente satisfeito por, finalmente, poder celebrar esta data especial, Jorge Mouselo, presidente do CCPM, referiu que a data “deveria ser comemorada de forma diferente, mas devido a Covid-19 não podemos fazer o evento como habitualmente fazíamos, contudo temos que fazer o melhor possível dentro das leis impostas.”.

Para esta gala anual, a direção do clube tem por hábito convidar fadistas e músicos vindos de Portugal, porém este ano o cartaz apenas integrou artistas locais. Os fadistas Porfírio Ribeiro, Clara Santos, Guida Figueira e Tony Câmara foram acompanhados pelos músicos Hernâni Raposo na guitarra portuguesa, Valdemar Mejdoubi na viola e Pedro Joel no contrabaixo. Clara Santos, fadista bem conhecida da comunidade luso-descendente subiu ao palco, mas não antes de confessar ao Milénio Stadium, que cantar na celebração do centenário de Amália Rodrigues é muito especial pois a rainha do fado “é a minha maior inspiração e é uma honra estar aqui! Tenho pena de nunca ter tido a oportunidade de a ver num concerto.” Depois de algum tempo ausente, Guida Figueira está de regresso aos palcos. Sobre o que tem feito durante este período, a fadista de alma e coração, contou-nos que está a trabalhar num projeto novo que vai ser “uma coisa única e especial… uma coisa só minha! Gostaria de conjugar o fado com um pouco de balada e canção com alguns fados em espanhol – porque casei com um cubano (risos) – e também quero ter algo em inglês. O público foi recebido pelo presidente do CCPM que agradeceu a presença de todos – sócios, amigos da casa e media presente, passando de seguida a palavra ao Mestre de Cerimónia da noite, Henrique Cipriano que, a espaços, espalhou o seu bom humor contando algumas anedotas, para satisfação de todos. Comovido, Jorge Mouselo aproveitou a plataforma do Milénio Stadium para expressar o seu agradecimento à equipa que o tem acompanhado nestes tempos difíceis, com a convicção de que unidos chegarão a bom porto.

O sarau no Centro Cultural Português de Mississauga, que começou e encerrou com a prata da casa, já está a planear mais dois eventos: o 47º Aniversário em novembro e a Passagem de Ano.

Carmo Monteiro

 

Redes Sociais - Comentários

Botão Voltar ao Topo