Fleurs de Villes: Femmes
Arte & CulturaBeleza & ModaEventos

Fleurs de Villes: Femmes

Como já vem sendo hábito, todos os anos, um trilho florido e colorido, percorre a Midtown, entre Bloor e Yorkville. O tema que serviu de mote para mais de 35 esculturas e instalações florais, foram as Mulheres!

O evento que percorre cidades como Miami, Vancouver, Edinburgh e Sydney – actualmente em exposição em Montreal; voltou a estar presente em Toronto, em Maio passado. Fleurs de Villes, é alusivo às Flores das Cidades que correm o mundo; em instalações artísticas únicas de flores frescas aliadas ao talento dos floristas locais, convidando os transeuntes a descobrir verdadeiras obras de arte ao longo de um itenerário que surpreende em esculturas complexas; como manequins, portas e entradas de edifícios, baloiços, montras e muito mais. Este ano, as “mulheres famosas” inspiraram os artistas que participaram neste evento.

 

revista amar - fleursdeville

 

A foto ao lado, numa das entradas da cafetaria da Eataly, retrata a actriz Sophia Loren, num passeio de Vespa nos anos 60s, pela florista Zuhoor Designs.

 

revista amar - fleursdeville2

 

A recriação da inesquecível figura de Marilyn Monroe, esteve exposta na soberba ourivesaria “Royal of Versailles”, patrocionada pela “Chopard”, sendo da autoria dos artesãos da Joezel Fernandez Yumul WPICC; que recriaram a famosa cena do filme “Diamonds are Girls Best Friends”. Um trabalho de 18 horas só para completar o cabelo, e mais de uma semana para entrançar o vime do vestido – uma verdadeira obra prima da arte floral!

 

revista amar - fleursdeville3

 

Na paragem 34, a florista Lena’s Floral Designs , recriou a imagem da pintora Frida Khalo. A obra sobejamente inspirada na sua beleza pouco convencional; as pronunciadas sobrancelhas em primeiro planos nos seus auto-retratos, bem como as suas vestes tradicionais mexicanas e os seus elaborados penteados. Aqui, tudo isto recriado com arte, e apenas com flores naturais.

 

revista amar - fleursdeville4

 

A escultura 9 do itinerário, personificou a autora da musica “Up Where We Belong”. Buffy Sainte-Marie imortalizou-se, sendo a primeira pessoa indígena a vencer um Oscar, precisamente pela Melhor Musica, em 1983. O trabalho foi da autoria de Florigens Design. Já durante a guerra no Vietname, a sua canção “Universal Soldier”, tornou-se num hino. Actualmente, abraça causas climáticas e relacionadas com os indígenas.

 

revista amar - fleursdeville5

 

A criaçao de Joezel Fernandez Yumul WPICC, celebra com pompa a actriz canadiana Catherine O’Hara. Uma verdadeira celebridade nascida em Toronto, reconhecida por representar o papel de mãe de Kevin, no filme “Sozinho em Casa”; vencedora de um Emmy pela sua representação em “Schitt´s Creek”, Catherine é um icone da comédia nacional e internacional, por vários papeis inesquecíveis; tal como a indesejada hóspede em “Beetlejuice”. O’Hara foi agraciada com a Ordem do Canadá em 2017, e recebeu igualmente, das mãos do Governador-Geral, o prémio “ Lifetime Artistic Achievement”, em 2020.

 

revista amar - fleursdeville6

 

Fleurs de Villes FEMMES honrou Viola Desmond, o rosto das notas de $10; pela mão dos artistas de Blooming Flower Bar, patricionados pelo Hot Docs Canadian International Documentary Festival. Viola foi uma empresária no ramo da beleza, e reconhecida activista pelos direitos civis. Tudo começou quando se recusou a abandonar o sector reservado a brancos num teatro, , tendo sido presa. Foi a primeira mulher canadiana a figurar numa nota.

 

revista amar - fleursdeville7

 

A obra vencedora deste ano, é da autoria da florista Karen Kurtz, e retrata a figura heroica de Laura Secord. Muito antes de ser reconhecida pela marca canadina de chocolates de estrondoso sucesso, Laura ganhou notoriedade durante a guerra de 1812; correndo 32 kms através da floresta de Niagara, detentora de informaçao vital para um posto de comando inglês. Graças a este acto heroíco, 600 tropas americanas renderam-se no que ficaria conhecido na história canadiana, como a batalha de Beaver Dams. Finalmente, aos 83 anos, o seu feito foi reconhecido como um acto de heroísmo.

 

revista amar - fleursdeville8

 

Os artistas da PYRUS Floral Design, escolheram homenagear a escritora canadiana Margareth Atwood, A autora de mais de 50 livros, incluíndo “Handmaid’s Tale” e suas sequelas, imortalizou-se no mundo literário, onde tem vencido vários prémios de renome internacional. Conhecida pela sua narrativa surrealista, explora temas como direitos da mulher; discernias sociais, entre outros temas. Não sendo a escultura mais criativa, é sem dúvida na minha opinião, a mais fiel à imagem real.

Maria João Rafael

Consultora de Imagem

Redes Sociais - Comentários

Botão Voltar ao Topo