Jantar de Gala da ACAPO com entrega de Bolsas de Estudo e Prémios de Mérito
EventosToronto

Jantar de Gala da ACAPO com entrega de Bolsas de Estudo e Prémios de Mérito

acapo gala 2023 - revista amar
REVISTA AMAR

 

No dia 4 de março, realizou-se a Portugal Week 2023 – Merit Award and Schoolarship Gala Dinner com o apoio da LiUNA. O salão nobre da Local 183 foi, novamente, o palco da gala da Aliança dos Clubes e Associações Portuguesas do Ontário (ACAPO), depois de um interregno de três anos. Os membros de vários clubes e associações da ACAPO entregaram 21 bolsas de estudo a alunos luso-descendentes e três Prémios de Mérito. Coube à presidente do Conselho de Presidentes da ACAPO, Kátia Caramujo, o papel de mestre de cerimónias, que emocionada considerou o 2023 muito importante, por se tratar do ano em que a comunidade portuguesa celebra, no dia 13 de maio, os 70 anos da chegada do navio Saturnia com os primeiros emigrantes legais ao Canadá.

Seguiram-se os hinos de Portugal e do Canadá, interpretados pela Isabel Sinde e Michelle Madeira, respetivamente.

Como habitual, a deputada federal Julie Dzerowicz marcou presença, como também Ana Bailão, candidata à presidência da Câmara de Toronto.

Durante a cerimónia, a Magellan Community Foundation e a importância que vai ter na comunidade portuguesa de Toronto também foram lembradas. Sérgio Ruivo, um dos membros da direção da Magellan, muito resumidamente, explicou e esclareceu o ponto de situação do projeto e apelou à união da comunidade para que a Magellan seja uma realidade muito em breve. Por sua vez, Jack Oliveira, Business Manager da Local 183 durante o seu discurso frisou que “estão aqui presentes nesta sala alguns membros e pensionistas da Local 183 e peço-vos que se lembrem da importância de apoiar esta causa. Esta é uma casa muito necessária. Vamos construí-la com o apoio de todos, mas temos já que pensar em construir a segunda Magellan, porque uma não vai chegar.” União é a palavra de ordem e nesse sentido a Magellan Community Foundation ainda recebeu um donativo de cerca de 45,000 dólares angariados pela ACAPO e as várias Locals da LiUNA, que irão servir para ajudar na construção do primeiro lar português para e na comunidade portuguesa.

 

acapo - revista amar

 

Seguiu-se a entrega dos Prémios de Mérito: a direção executiva da Local 183, Jack Prazeres (LCCS) e Teresa Sousa (Casa do Alentejo) foram reconhecidos pela ACAPO por todo o trabalho comunitário e cívico prestado à comunidade portuguesa e associativismo ao longos dos anos, mas, particularmente, durante a pandemia.
A animação musical ficou entregue à cantora Nádia Cubita e seus músicos, vindos de Portugal.

A Gala encerrou após a entrega das bolsas de estudo ao estudantes, que se encontravam orgulhosos de verem o seu sucesso escolar reconhecido e recompensado. Este ano, foi entregue a Patrizia Gama a Bolsa de Estudo Damião P. Costa pelas mãos das suas duas filhas.
Parabéns aos bolseiros luso-descentes.

Carmo Monteiro

 

Redes Sociais - Comentários

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao Topo