Oh, Canada!
CanadáEventos

Oh, Canada!

revista amar - canada - toronto-kanada-flag

 

Existem muitas e especiais datas comemorativas no Canadá, mas o 1º de julho é com certeza uma das mais importantes. Querem saber um pouco mais sobre este dia e sobre o seu significado? Então continuem a ler!

Antes de mais convém esclarecer que o Dia do Canadá não é o “aniversário” do país, mas sim a data em que se formalizou a união de quatro províncias coloniais (província do Canadá, agora Ontário e Quebec, Nova Escócia e New Brunswick) num único território, cortando assim os laços constitucionais e legislativos que existiam entre o Reino Unido e o Canadá – algo que aconteceu no dia 1 de julho de 1867. O dia tornou-se então num marco nacional no que à independência do país diz respeito. A partir desse momento, o Canadá adquiriu um maior controlo político dos assuntos internos, ainda que não tenha deixado de ser, na época, uma colónia britânica.

CURIOSIDADES

O Dia do Canadá nem sempre teve esta denominação

Na verdade, só mais de 100 anos depois da primeira celebração é que este dia, anteriormente denominado Dia do Domínio, foi rebatizado como Dia do Canadá. O anterior nome relacionava-se com o facto das quatro colónias que constituíam a Confederação do Canadá se terem unido num único domínio no seio do império britânico.

Um “aniversário” que nem sempre é celebrado na mesma data

Apesar da celebração oficial do Dia do Canadá ser no dia 1 de julho, este feriado estatutário calha, de vez em quando, num domingo. Quando tal acontece, a data é legalmente celebrada na segunda-feira imediatamente a seguir – ou seja, no dia 2 de julho – na maioria dos territórios.
Nova Escócia, Terra Nova e Labrador são exceções a esta regra: ainda que não haja nada que impeça as pessoas de aproveitarem e celebrarem durante um fim de semana inteiro. Afinal, quem é que não gosta de um bom divertimento de vez em quando?

Inicialmente, a maioria dos canadianos não celebrava este dia

Numa fase inicial existiu uma certa resistência à celebração do, à data, Dia do Domínio, já que grande parte da população canadiana ainda se “sentia” e considerava britânica.

A Família Real também comemora

A rainha Isabel II já visitou o Canadá por diversas vezes para celebrar este feriado. Para além dela, também o príncipe William e Kate Middleton viajaram até ao país em 2011.

“O Canada” tornou-se o hino nacional oficial a 1 de julho de 1980

“O Canada” tornou-se o hino oficial do país exatamente na mesma data do Dia do Canadá. A canção foi originalmente encomendada pelo tenente-governador do Quebeque, Théodore Robitaille, para a cerimónia do Dia de São João Batista, em 1880; Calixa Lavallée compôs a música, enquanto que a letra – originalmente em francês – foi escrita por Adolphe-Basile Routhier.

PROGRAMAÇÃO DE 2022

As celebrações são muitas e espalhadas por todo o território, por isso decidimos fazer uma seleção de alguns eventos que podem ser do vosso interesse. E a melhor parte: a maioria é grátis!

Mississauga
Canada Day Celebration – Mississauga Celebration Square
Celebration Square, 300 City Centre Dr, Mississauga
Preço: grátis
Em Mississauga o Dia do Canadá vai ser celebrado com entretenimento ao vivo, foodtrucks e, para acabar em beleza, terão ainda a oportunidade de assistir a um espetacular fogo de artifício! Um evento para toda a família que contará com a atuação dos artistas canadianos JESSIA, elijah woods, Junia-T, Zach Zoya e TÖME.

Oakville
2022 Oakville’s Canada Day Celebrations and Fireworks
Bronte Heritage Waterfront Park, 2340 Ontario St, Oakville
Preço: grátis
Em Oakville poderão encontrar diversos eventos noturnos e a diversão familiar (gratuita) está garantida no Bronte Heritage Waterfront Park. Não se esqueçam que às 22h há fogo de artifício, por isso guardem o melhor lugar para assistir ao mesmo!

Toronto
East York Toronto Canada Day
Stan Wadlow Park, 373 Cedarvale Ave, Toronto
Preço: grátis
Há 64 anos que a comunidade de East York se reúne para comemorar o Dia do Canadá, o que faz com que este seja o evento do género mais antigo da cidade. Na celebração do seu 65º aniversário poderão assistir ao desfile que começa no Dieppe Park e depois desfrutar de um dia inteiro de programação no Stan Wadlow Park – vão haver diversas atuações no palco principal, atividades para crianças, um mercado de artesanato, vendedores de comida e muito mais!
E caso se estejam a perguntar: sim, também há fogo de artifício!

Q107 Canada Day Picnic
Woodbine Park, 1695 Queen St E, Toronto
Preço: grátis
O bom tempo convida a aproveitar a vida “lá fora”, portanto todas as ocasiões são boas para um piquenique! Vistam-se a rigor, tragam as bandeiras e participem no Picnic do Dia do Canadá, no Woodbine Park! Muita comida, diversão (existe uma “kids zone”) e boas músicas – sobretudo rock and roll – não faltarão!

Caledon
Canada Day Strawberry Festival
Downey’s Farm Market, 13682 Heart Lake Road, Caledon
Preço:entrada $5; entrada e pequeno almoço $13
Quem não adora morangos? Bem, há sempre alguém que não gosta assim tanto… Mas para quem gosta o programa perfeito vai acontecer no Downey’s Farm Market, em Caledon.
Este festival está recheado de morangos suculentos e de guloseimas relacionadas com este fruto tão saboroso! Para além dos morangos, poderão ainda experimentar outras iguarias bem doces tais como donuts de morango, tortas, bolos e muito mais!
A partir das 9 da manhã a Downey’s Farm começa a servir panquecas deliciosas cobertas com morangos e natas! E se mesmo assim ainda não estiverem convencidos fiquem sabendo que o Festival Play Area estará aberto com animais da quinta, insufláveis e muitas outras atividades!

Otava
Canada Day Road Races
Earl Of March Secondary School, 4 The Pkwy, Kanata, ON
Preço: de $15 a $55 (grátis nos 100 metros tot trot para crianças com 5 anos ou menos)
A tradição continua! A Canada Road Race já vai na 34ª edição. Nesta iniciativa, que tem como objetivo final apoiar a Perley Health Foundation, existe uma corrida para todos: 10K, 5K, 1k kids run e 100m tot trot!
Horário:
10K: 8h
5K: 8h10
100 metros tot trot: 9h30
1k: 9h45

Inês Barbosa

Redes Sociais - Comentários

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao Topo