Não faça cerimónia, está em sua casa!
Aliada à imagem pessoal, a nossa casa define quem somos. Vai muito para além do nosso poder de compra; tem a haver com a personalidade; o caminho palmilhado por cada um; as dificuldades e as vitórias conquistadas; as nossas origens; os sítios por onde andámos; as memórias que carregamos dos lugares felizes e das pessoas que passaram pelas nossas vidas. O Natal é o somatório de tudo isso; e na mesa de Natal é onde exibimos e partilhamos o melhor que temos, com a família e os amigos. Embora este Natal seja atípico, devido à pandemia, e a grande maioria das famílias, terá de o celebrar nas suas casas entre o seu pequeno agregado familiar, não é razão para deixarmos de celebrar o Natal.
As opiniões dividem-se. Se há quem se sinta desmoralizado por ter de passar o Natal sem os filhos e os netos; por outro lado, há felizmente, quem este ano tenha começado a fazer as decorações mais cedo do que o habitual, motivado com a ideia aconchegante do Natal. É com essa chispa de esperança que vos encorajo a vestir as vossas casas, as vossas mesas tão portuguesas, e a vós mesmos; porque as coisas bonitas e as memórias felizes, fazem-nos bem. Cada um de nós merece estar no seu melhor para receber o Natal; a sós ou acompanhado, para festejarmos as graças recebidas, ou simplesmente, fazer votos de confiança em melhores dias que hão-de vir. Por essa razão, com ou sem cerimónia, não deixe de festejar!
Aqui ficam algumas sugestões para engalanar a mesa das Festas; umas mais simples e elegantes com coisas que já poderá ter em casa; outras mais creativas e coloridas. Alguns dos serviços aqui apresentados, são orgulho nacional. Vista as mesas, e complemente o ambiente de beleza, com a “toilet” adequada para a ocasião; seja ela formal ou apenas a mais comfortável possível. Para que não lhe faltem ideias, aqui encontrará variadissímas opções.
Verdura
O verde é a cor tendência para as Festas de 2020. Opte por uma mesa tipicamente portuguesa, como o serviço “Woods”, da caldense Bordallo Pinheiro. Dos bosques, traga a natureza para o centro da mesa. Os fetos, o musgo e os frutos da época como as uvas e as romãs, dão tom ao Natal.
Inspirado nas nervuras e texturas dos fetos, o requinte das rendas nos mesmos tons, compõem o “look” perfeito para a noite mais especial do ano.
Vestido Philosopy Di Lorenzo Serafini: Farfetch $695
Sapatos: Current Boutique $79
Brincos Dolce Gabbana: Italist $462
Top: Women & Plus $40
Saia Comme Des Garçons: Farfetch $818
Brincos: Neiman Marcus $10
Pulseira rosa ISHARY: Yoox $140
Pulseira verde Marc Jacobs: Yoox $87
Sapatos Zitah 5: Blufly $38
Ainda no universo verde, a Vista Alegre vestiu a mesa com o serviço “Emerald”, que é intemporal.
Preto no Branco
Um serviço branco total nunca desilude. Se gostar da ideia do jogo cromático entre o preto e o branco, e não tiver oportunidade de adquirir este “Sol e Sombra” que Christian Lacroix criou para a Vista Alegre, sempre pode misturar pratos lisos brancos, pretos e dourados. A base deverá ser sempre o branco e o preto; as flores, frescas ou artificiais, darão o toque de festa à mesa. A verdura atenua a ideia dramática do branco e preto, sem o ofuscar.
Calças Anna Sui: Net-a-Porter $284
Sapatos White Minky Mule: Zulily $13
Casaco: H&M $40
Colar Amrita Singh: Blufly $32
Azul Noite
O azul e branco traz-nos à memória as ruas das nossas cidades; as igrejas das nossas terras; os palacetes e mosteiros portugueses. O azul e branco é a cor escolhida por muitos para ter à mesa, numa casa portuguesa. Este serviço da Bordallo Pinheiro “Rua Nova”, existe numa interessante gama de cores. O azul, sendo muito tradicional, pode ser intercalado com o branco. Os copos, produzidos na Marinha Grande; são da Crisal. Uma grinalda de gipsófilas e feto, no centro, fazem desta mesa uma escolha segura, fácil e elegante.
Top En Route: Farfetch $69,20
Calças: Zulily $27
Pregadeira Chanel: Vestiari Collective $652
Sapatos: Zulily $109
Casaco: Maliparmi $184
Aqui está um exemplo de tradição de azul e branco, com um toque de criatividade, estando o centro de mesa sobre uma manta de tartan vermelha.
Nacarado
“Christmas in Your Heart” com a assinatura da Versace, para a Rosenthal, é a exuberância dos serviços de mesa! Os tons pálidos, como o rosa, aliados ao dourado ou ao branco, trazem suavidade às mesas de Natal. Em vez de usar um serviço completo, misture pratos e copos diferentes, dentro das mesmas tonalidades nacaradas. O fator surpresa é o condição para o sucesso!
Calças Gucci: Runway Catalog $780
Camisola: Intermix $595
Brincos Irene Neuwirth: Ylang 23 $1.165
Pregadeira vintage: One Kings Lane $75
Sapatos Dolce Gabbana: Ssense $620
Camisola 81 Hours Carnebi: MayTheresa $224
Calças Alexis: Farfetch $775
Sapatos: Zulily $130
Brincos Kate Spade: Zappos $78
Frutos Silvestres
Finalmente, os vermelhos e rosas intensos. O vermelho será a cor eterna do Natal. Pode optar por criar leveza usando muito branco e dourado, com pratos de linhas modernas; ou pode recorrer aos tradicionais padrões “tartan”, e recriar o Natal clássico, como a imagem abaixo, com o servi;o “Pearl Rubi”, da marca portuguesa, Costa Nova.
Saia Mugler: Net-a-Porter $293
Camisola Burberry: MyTheresa $778
Sapatos: Zulily $45
Brincos Moschino: Vestiari Collective $112
Casaco Theory “Clairene”: Net-a-Porter $695
Calças: Zulily $23
T-shirt P.A.R.O.S.H.: Farfetch $307
Botas Shatara: Nordstrom $25
Brincos: Mango $26
Os tons das bagas que se encontram na natureza canadiana são a inspiração para a mesa que se segue.
Se é uma pessoa que aposta no conforto acima de tudo; sem ter de receber o Natal em pijama, este conjunto é para si. Quente, cómodo, divertido, e sobretudo, apresentável para as reuniões familiares de Zoom.
Camisola Carter´s: Kohl´s $9
Leggings: Zulily $30
Gorro: Zulily $9
Sapatos Gatsby: Blufly $191
E por último, as cores da loja mais antiga da América do Norte, a Hudson´s Bay Company; carinhosamente tratada por Bay; a vestir a nação há 350 anos! Uma merecidíssima homenagem a esta grande companhia, que infelizmente, tem morte anunciada para fevereiro do próximo ano. De momento, resta-nos aproveitar a ideia simples e colorida da marca das “Stripes”, acreditando que as mudanças deste ano “horribilis”, nos tragam de alguma forma; para além das lições difíceis, muita esperança no futuro. Um brinde a si em especial, leitor. Votos de um novo ano feliz para todos!
As riscas que não desiludem!
Calças Luisa Cerano: Farfetch $219
Gorro: Hudson´s Bay Stripes $35
Luvas: Hudson´s Bay Stripes $35
Cobre-orelhas: Hudson´s Bay Stripes $25
Casaco: Hudson´s Bay Stripes $400
Botins: Hudson´s Bay Stripes $195
Redes Sociais - Comentários