O Baço sob o ponto de vista da Medicina Chinesa
Saúde Alternativa

O Baço sob o ponto de vista da Medicina Chinesa

revista amar - baço e pancrêas

 

Funções do Baço

O baço controla, armazena e destrói as células sanguíneas. Tem quase o tamanho de um punho e está localizado na região superior esquerda da cavidade abdominal, logo abaixo das costelas. O baço funciona como dois órgãos: a polpa branca faz parte do sistema de defesa (sistema imune) e a polpa vermelha remove os materiais inúteis do sangue (ex: hemácias defeituosas). Certos leucócitos (linfócitos) produzem anticorpos protetores e têm um papel importante no combate às infeções. A polpa vermelha contém outros leucócitos (fagócitos) que ingerem o material indesejável (ex: bactérias ou células defeituosas) do sangue circulante.

A polpa vermelha controla os eritrócitos, determina quais os que são anormais, demasiados velhos, lesados ou que não funcionam devidamente e destrói-os. A polpa vermelha também serve de depósito de elementos do sangue, especialmente de leucócitos e plaquetas.

Quando se realiza uma esplenectomia (remoção cirúrgica do baço), o corpo perde parte da sua capacidade de produzir anticorpos protetores e de remover as bactérias indesejáveis do sangue. Em consequência, a capacidade do corpo de combater as infeções é reduzida. Após um breve período, outros órgãos aumentam a sua capacidade de combate às infeções para compensar essa perda.

O baço é o órgão que se lesa com mais frequência no abdómen quando há pancadas violentas do lado esquerdo. O seu rompimento causa hemorragia intraperitonial intensa e choque.

 

revista amar - baço e pancrêas

 

Baço e Pâncreas

Fisiologia e patologia do ponto de vista da Medicina Energética

O baço-pâncreas é considerado um órgão único e possui funções digestivas.

O que normalmente vemos como problemas intestinais na medicina ocidental, são na visão da MTC problemas relacionados com o baço-pâncreas.

O baço-pâncreas está localizado no aquecedor médio e a sua função principal é a de auxiliar a digestão do estômago por meio do transporte e da transformação das essências alimentares, absorvendo a nutrição dos alimentos e separando as partes puras das impuras.

Quando comemos, o estômago é responsável por receber o alimento e a partir daí faz o amadurecimento e a decomposição dos alimentos, fazendo com que o baço os possa receber. Logo que o baço os receba, transforma-os de duas formas:

  • Usando os alimentos na produção de sangue
  • Usando os alimentos na produção de Gu Qi (Energia alimentícia)

O baço-pâncreas, é ainda responsável por:

  • Manter o sangue dentro dos vasos sanguíneos (evitando edemas/hematomas)
  • Manter os órgãos nos seus lugares (evitando ptoses e prolapsos)
  • Reservar gordura no corpo
  • Desenvolver a parte intelectual e a memória da aprendizagem

Sinais e sintomas patológicos do Baço-Pâncreas

Se a função do baço-pâncreas for afetada, poderá haver anorexia, má digestão e distensão abdominal. Se o baço-pâncreas não digere, não haverá apetite e se funcionar mal, os alimentos ficarão estagnados no abdómen. Poderá ainda haver perda de fezes, dado que os fluídos corpóreos não serão transformados nem transportados adequadamente e pode haver um acúmulo para formar humidade ou fleuma, ou causar edema.

Se o Qi do baço-pâncreas for deficiente, ou seja, tiver pouca energia, o sangue poderá sair dos vasos, originando hemorragias, sangramento uterino, hematomas, etc. O Qi refinado pode não ser transportado para os músculos e a pessoa sentir-se-á cansada, os músculos ficarão fracos e, nos casos graves, poderão atrofiar.

Assim sendo, o baço atua em simultâneo na manutenção do tónus muscular e na força dos membros. Se o Qi do baço for anormal, pode afetar o paladar ou a presença de um paladar anormal, e os lábios podem ficar pálidos e secos, o paciente pode mencionar sensação de saliva doce.

Se o Qi do baço é deficiente e a sua função de elevar o Qi estiver deficiente, poderá ocorrer prolapso de vários órgãos (ex: útero, estômago, rim, bexiga ou ânus).

Diz-se que o baço é a residência do pensamento. O que significa que o baço influencia a nossa capacidade para pensar, estudar, concentrar, determinar e memorizar. O estudo excessivo, trabalho mental e concentração podem afetar o baço. O baço relaciona-se diretamente com a obsessão e a paranoia.

Helena Rodrigues

Redes Sociais - Comentários

Botão Voltar ao Topo

Não está autorizado a copiar o conteúdo desta página - You cannot copy content of this page