Gala da FPCBP: Uma noite para celebrar a excelência
FPCBP

Gala da FPCBP: Uma noite para celebrar a excelência

revista amar - gala - FPCBP--1145
Créditos © Albano Martins

 

O Pearson Convention Centre, em Brampton, acolheu mais uma Gala da Federação de Empresários e Profissionais Luso-Canadianos, a 39ª, que se tornou histórica por ser a primeira a acontecer de forma não virtual, depois de dois anos de pandemia. A felicidade do regresso ao convívio, ligava-se assim à alegria da celebração da excelência. Ana Maria Faria, presidente da Federação, não escondia a sua satisfação, apesar de todo o trabalho para organizar um evento desta dimensão – “Foi uma aventura muito importante para nós. Estamos sinceramente muito contentes. Há já dois anos que não tínhamos oportunidade de estar aqui, com a nossa comunidade para celebrar, como se sabe, devido à pandemia, mas este ano estamos mesmo muito contentes. Foi um ano de muito trabalho e esforço para arranjar fundos, ou seja, apoio da comunidade que nos permitisse apresentar hoje a entrega de 40 bolsas a estudantes e celebrar e honrar cinco vencedores dos Excellence Awards. Estamos muito entusiasmados”.

A noite contou com a já habitual apresentação de Matthew Correia que foi introduzindo todos os momentos altos da Gala. Para além do discurso de abertura da presidente da Federação, Ana Maria Faria, que fez questão de se apresentar em palco com os restantes elementos da direção, sublinhamos o discurso do presidente do Governo Regional do Açores, Dr. José Manuel Bolieiro, convidado de honra nesta noite, que assumiu ser para ele uma honra não só estar presente num momento em que a comunidade luso-canadiana festeja um certo regresso à normalidade, mas também ser o primeiro presidente de Governo presente numa Gala desta importância. Depois do discurso do Keynote Speaker, Louis de Melo – Chief Executive Officer, Sinai Health Foundation & Executive Vice President, Academic Advancement, Sinai Health, foi tempo de, como já é tradição, destacar homens e mulheres luso-canadianos que honram a comunidade a vários níveis e em vários setores de atividade. Este ano foram contemplados com as distinções os seguintes empresários ou profissionais:

BUSINESS EXCELLENCE AWARD:

Fernando Branco, Vice-President

Pearson Convention Center

PROFESSIONAL EXCELLENCE AWARD:

Kim Ferreira – Lawyer – Speigel Nichols Fox LLP

NEW GENERATION AWARD:

Shawn Desman – Juno Award Winning Artist, Songwriter & Producer

HUMANITARIAN AWARD:

Ema Dantas, Philanthropist – Peaks for Change Foundation & CEO – Language Marketplace Inc.

CIVIC COMMITMENT AWARD:

Celina de Melo, Community Leader & Educator

Premiar a excelência académica é também uma marca do trabalho desenvolvido pela Federação de Empresários e Profissionais Luso-Canadianos. É graças a ações desta natureza que a comunidade portuguesa residente no Ontário tem ajudado os mais novos a evoluírem nos seus níveis de educação, não apenas pelas verbas concedidas, mas também, e se calhar essencialmente, pelo reconhecimento público de que todos os contemplados são alvo.

O programa de atribuição de Bolsas de Estudo, iniciadas pela FPCBP há mais de quatro décadas, é o mais antigo da comunidade portuguesa no Canadá, e já atribuiu mais de um milhão e meio de dólares canadianos a jovens luso-canadianos, incentivando os mesmos a prosseguirem os estudos e motivando-os para serem futuros líderes, a nível global e comunitário. Este ano foram 40 os jovens que receberam uma bolsa de estudo e Matthew Correia, Special Projects Manager da FPCBP, explicou-nos como decorreu o processo de seleção – “recebemos um pouco acima de 100 candidaturas às bolsas de estudo de jovens luso-canadianos e conseguimos 40 patrocinadores. A seleção é feita por uma comissão independente da direção da Federação. Entre as 40 bolsas de estudo que entregamos hoje temos diversas categorias: High School Graduate, College, University Undergraduate e University Graduate e temos dois prémios especiais, digamos assim, que destacam mais o trabalho voluntário de duas jovens estudantes”.

 

revista amar - gala fpcbp

 

Manuel DaCosta foi um dos patrocinadores presentes na Gala de este ano. A sua empresa, Viana Roofing and Sheetmetal, foi a patrocinadora de uma das bolsas que visava premiar não apenas o mérito escolar, mas também o envolvimento comunitário através de ações de voluntariado. A jovem que recebeu o FPCBP Leadership Excellence Award, Catarina Gomes, teve uma atitude que sensibilizou o empresário e filantropo – “Ela fez-me uma surpresa. Teve o cuidado e a amabilidade de vir à minha mesa, com um cartão, escrito por ela, a agradecer. Isto nem sempre se vê e eu gostei muito daquele gesto. Mas eu já a conheço há muitos anos e por isso não me admirou que ela tenha tido esta atitude, porque ela é uma mulher muito inteligente”. Manuel DaCosta teve ainda ocasião de nos explicar porque razão apoia a atribuição de bolsas de estudo e desta em particular “para mim esta bolsa tem um grande significado e foi uma das razões por que eu a apoiei. Como voluntário que sou, em muitas coisas, uma vida inteira, eu compreendo que sem voluntários não se faz nada. Nós sabemos que tanto em hospitais, como em casas de idosos, como noutro tipo de associações, sem voluntários, sem pessoas que deem o seu tempo, não necessariamente o seu dinheiro, mas o seu tempo e a sua mente o mundo seria muito diferente. Então entendo que temos que incentivar sempre o voluntariado porque é uma função da sociedade que faz com que as coisas funcionem, porque já sabemos que nem tudo pode ser pago. Nós em Portugal, naqueles tempos antigos, já nos ajudávamos uns aos outros nos trabalhos do campo, sem troca de dinheiro. Foi aí que eu percebi que sem este ajudar sem esperar nada em troca o mundo não é igual e não funciona da mesma maneira”. O empresário realçou ainda a importância deste tipo de apoio para o futuro não só dos jovens apoiados, mas também da comunidade portuguesa –“a juventude que nós estamos a ajudar hoje, esperamos que sejam aqueles que vão andar com a comunidade para a frente. Eu sei que muitos se vão desviar, isso acontece sempre, mas espero que, nem que seja um ou dois, compreendam que a comunidade precisa deles. São eles os tais influencers do futuro. Nós temos que incentivá-los, mostrando que nos interessamos por eles. Porque o problema maior da comunidade é que, muitas vezes, não mostra interesse na gente nova. Nós temos que os motivar, temos que lhes abrir as portas. É assim que vejo o mundo hoje e se não for assim nós vamos ficar mais pobres. A comunidade tem uma oportunidade única de reconstruir o futuro, ou seja, descobrir uma forma diferente de andarmos para a frente. Não podemos olhar só para o nosso umbigo, temos que olhar para tudo e todos à nossa volta e tentar sempre ajudar a corrigir o que está errado”.

 

revista amar - gala fpcbp

 

A noite foi de festa. Honrou-se o passado e o presente das cinco personalidades cujo trabalho tem marcado a comunidade portuguesa e a sociedade canadiana em geral e celebrou-se o futuro que se adivinha risonho para estes 40 jovens que, com o apoio da comunidade, continuarão a honrar Portugal em terras canadianas.

Madalena Balça

Redes Sociais - Comentários

Botão Voltar ao Topo