Portugalo: 1ª edição foi um sucesso
Mississauga

Portugalo: 1ª edição foi um sucesso

portugalo - revista amar (1)

 

A Celebration Square em Mississauga foi palco para a 1ª edição do Portugalo – Heritage Fest, no dia 10 de setembro, que estreou em grande. Com o intuito de celebrar a portugalidade, o festival presenteou os presentes com uma amostra variada da cultura portuguesa e as suas tradições, não faltando o folclore, a música popular e a gastronomia.

José Manuel Carneiro Mendes, cônsul-Geral de Portugal em Toronto, que marcou presença, disse que “seja para todos os que vierem aqui celebrar hoje a nossa portugalidade um evento memorável, tanto a nível da música como da gastronomia, como inclusivamente das mostras que temos aqui. É mais uma grande jornada de celebração da nossa portugalidade”.

Jorge Mouselo, presidente do Centro Cultural Português de Mississauga, também fez questão de estar presente e apoiar este evento comunitário e confidenciou-nos que para ele o momento era “motivo de orgulho ser português. É isto que temos de mostrar ao resto do mundo, que nós somos unidos, e hoje mostra-se. E muito trabalho por detrás das portas para chegar ao que vemos hoje, e eu dou muito valor a isso. Palmas para o Portugalo.”

 

portugalo - revista amar (2)

 

O festival contou com a atuação de ranchos folclóricos, artistas e bandas locais e dos cantores Rui Bandeira e Miro Freitas, vindos de Portugal. Rui Bandeira lembrou: “é sempre muito bom voltar a um lugar onde sou sempre muito bem recebido, onde tenho um público que gosta de mim e aplaude e gosta de estar comigo. Estou muito feliz por estar aqui novamente depois de 2 anos de pandemia, agora poder voltar à comunidade que tenho no meu coração. Gosto muito de Toronto, de Montreal e agora estamos aqui no Portugalo em Mississauga, que espero que seja o primeiro evento de muitos, e eu tenho o privilégio de vir encerrar este grande festival”.

 

portugalo - revista amar (1) (1)

 

O Portugalo ainda estreou a cerimónia de casamentos à moda de Lisboa, onde 3 casais deram o nó ou renovaram os votos nos Jardins do Jubileu, também em Mississauga e os casais tiveram a oportunidade de comemorar o “dia especial” sem custos, através de um processo de candidatura. Maria de Fátima Esteves, a organizadora, confessou que “sempre gostei muito dos casamentos de Santo António, apesar de ter vindo para o Canadá com 13 anos. É uma tradição que eu queria trazer para cá e que a conheçam aqui também”.

Este evento cultural que decorreu durante todo o dia, deu um “cheirinho” da cultura portuguesa às centenas de pessoas que passaram e ficaram pelo recinto… e para o ano há mais!!!

Carmo Monteiro

Redes Sociais - Comentários

Botão Voltar ao Topo