Vai aparecer mais um Galo de Barcelos em Toronto
Em outubro de 2018, foi inaugurado o Galo de Barcelos, à entrada da Associação Migrante de Barcelos em Toronto, no 2079 da Dufferin St. Foi com enorme gosto que participei nesse evento com o meu colega Nuno Miller – na altura animávamos o programa “Raízes do Nosso Povo” na Camões Radio.
Recordo vivamente a conversa que ocorreu precisamente junto ao Galo (já inaugurado) entre o Senhor Cônsul (à data o Dr. Rui Gomes), o presidente da Associação, Vitor Santos e eu próprio, em que o Cônsul-Geral aludiu que seria interessente ter um Galo destes na Dundas St. durante a semana do Portugal!
Pois bem, tudo tem um início e parece que foi esta a deixa para o começo de um projeto inédito, arrojado e a meu ver impactante!
Esforços foram feitos e com a boa vontade de todos foi possível dar início ao novo Galo de Barcelos, desde logo, o Consulado de Portugal, a Câmara Municipal do Toronto, através da sua vice-presidente e vereadora Ana Bailão, a Little Portugal on Dundas (BIA), pela mão da sua presidente Anabela Taborda e naturalmente a Associação Migrante de Barcelos, pelo seu presidente, Vitor Santos.
Segundo julgo saber, o Município de Barcelos terá sido interpelado para doar mais um Galo para Toronto. Desta vez, em branco para que pudesse ser pintado por artistas locais deste lado de Atlântico.
Aberto o concurso, inscreveram-se 35 participantes, entre estes, 8 de origem portuguesa. Dirão, “tão poucos”?! É o que é…
Formado um júri (na maioria de membros de origem portuguesa), segundo apurei, a escolha foi difícil, tantas e variadas foram as propostas!
Assim sendo, no próximo das 25 de setembro, o Galo vencedor, pintado pela jovem mulher artista, Julia Prajza será apresentado oficialmente ao público no Parquete na Dundas e Lakeview em Toronto, onde poderá ser visto por milhares de pessoas, incluindo muitos portugueses e luso-canadianos numa das principais artérias desta cidade multicultural, onde estou certo, este símbolo do artesanato português já é conhecido como símbolo de Portugal.
Sei que houveram alguns “reparos” sobre as cores do Galo!
Se as entidades envolvidas quisessem um Galo “original” de Barcelos, tinham duas opções, roubar o que esta na Associação ou pedir um já pintado, muito arranjadinho, ao município de Barcelos, mas essa não foi a ideia e bem digo eu!
O projeto ganhou mais relevância ao convocar os artistas locais para pintar e interpretarem o Galo à sua maneira. No meu entender, isso foi conseguido. Todos conhecemos a Lenda do Galo de Barcelos e esta é de uma riqueza e simbolismo únicos…
Resta-me agradecer profundamente a todo os envolvidos e manifestar o meu contentamento por em breve termos nesta cidade mais um símbolo a afirmar a nossa presença, assim como a nossa portugalidade. Objetivo esse também conseguido!
Redes Sociais - Comentários