O Canadá foi classificado como o segundo melhor país no mundo, de acordo com a lista inaugural de melhores países do mundo divulgada no Fórum Económico Mundial em Davos, Suíça.
Aparece em segundo lugar no ranking de uma lista de 60 países e o Canadá apenas está atrás da Alemanha que ocupa a primeira posição. O Canadá também está classificado como número um em qualidade de vida e número dois em cidadania.
O ranking de qualidade de vida é baseado em vários fatores: a acessibilidade, mercado de trabalho, a estabilidade económica, amparo da família, igualdade de renda, estabilidade política, segurança e qualidade dos serviços públicos, tais como os sistemas de saúde e escolas.
O ranking de cidadania é avaliado a partir de uma série de factores, tais como a igualdade de genero, os direitos humanos, a liberdade religiosa e confiabilidade. O Canadá classificado como número dois no geral, nesta categoria, estando abaixo apenas da Suécia que está em primeiro lugar. A Dinamarca foi o terceiro, Países Baixos foi o quarto, e a Austrália foi o quinto
Toronto é a maior cidade do Canadá e a quarta maior cidade da América do Norte, sendo a capital da província deOntário. Situa-se na margem norte do Lago Ontário.
A cidade de Toronto propriamente dita possui, aproximadamente, 2,8 milhões de habitantes, cerca de 45% da população da Região Metropolitana de Toronto. Aproximadamente um terço da população canadiana vive dentro de um raio de 160 quilómetros da cidade. Toronto é considerada uma das cidades mais multiculturais do mundo, sendo uma metrópole que atrai dezenas de milhares de imigrantes anualmente. Os Seus habitantes são chamados de torontonianos (Torontonians, em inglês).
Toronto é o centro financeiro e o maior pólo industrial do Canadá, bem como um dos principais centros culturais e científicos. É considerada uma cidade global alfa, exercendo significativa influência em nível regional, nacional e internacional, é também considerada um dos principais centros financeiros do mundo. A cidade possui uma das economias mais diversificadas da América do Norte, com a maior concentração de sedes de empresas, instituições culturais e a maior comunidade artística do país.
Em Janeiro de 2005, Toronto foi escolhida pelo governo canadense como uma das capitais culturais do Canadá. É uma das cidades mais seguras do continente americano – sua taxa de criminalidade é menor do que qualquer outra grande cidade. Em Janeiro de 2015, Toronto foi considerada pelo Economist a melhor cidade do mundo para se viver.
Toronto é uma cidade jovem, com uma dinâmica cultural intensa, desde teatros, concertos, exposições, bailados, óperas, de tudo um pouco pode encontrar nesta cidade onde as mais diversas étnias e nacionalidades se cruzam em plena harmonia, e onde se ouvem falar mais de 100 idiomas diferentes.
Relativamente ao clima, é bom que se goste de frio e de neve, embora o inverno anterior tenha sido bastante generoso, mas as temperaturas podem ir até aos 35 graus negativos e com o vento a ajudar, nem vos digo nem vos conto… Contrariamente ao Inverno, o Verão é quente e húmido, chegando a atingir temperaturas muito próximas dos 40 graus POSITIVOS…
Seria fantástico se estivéssemos perto da praia, mas não, a praia oceânica mais próxima dista cerca de 4350 quilómetros de Toronto e é em Vancouver, de carro são quase 2 dias e de avião 4 horas! Situa-se no extremo oposto a Toronto e é banhada pelo Oceano Pacifico.
Embora existam muitas praias de água doce, a Ilha de Toronto, é um exemplo disso e ainda pode desfrutar da travessia por ferry. Ou seja para quem vive no centro de Toronto pode dar um saltinho à praia em menos de 15 minutos.
Toronto é maioritariamente habitada por pessoas que saiem dos seus países de origem em busca de uma vida melhor. É uma cidade em constante construção e reconstrução, pelos danos causados pelo rigoroso inverno, pela neve. Assim sendo há um elevado número de pessoas que trabalham na construção civil, que se levantam habitualmente às 4/5 da manhã , ficando desta forma inibidos de uma vida social, de um programa cultural ou mesmo por vezes do ambiente familiar.
Em todo o caso, e esperando que numa folga possam desfrutar da cidade indico alguns locais de visita obrigatória:
The Distillery District, aqui existem vários restaurantes, bares, antiquários e lojas de produtos diversos assim como uma “Feirinha Solidária” na altura de Natal.
TIFF, Toronto International Film Festival, uma apresentação de filmes estrageiros em que Toronto desempenha um papel fundamental na comercialização dos filmes presentes, são cerca de 20 os Páises que vem a Toronto apresentar o seu argumento. Este ano a estrela que marcou presença no TIFF foi Leonardo DiCaprio.
YorkVille, não se admire se ao passear por aqui, esbarrar com celebridades como Angelina Jolie, Brad Pitt ou Madonna. O bairro, que na década de 60 era conhecido como a “capital canadiana do hippie”, é hoje o local mais In da cidade e o preferido dos ricos e famosos em Toronto. O estilo boémio de antes deu lugar à sofisticação e ao luxo, tornando-se uma das áreas mais caras por metro quadrado do mundo.
Roy Thomson Hall, uma janela para as melhores expressões de arte e negócios. Aproveite e vá assistir ao concerto da Mariza, talvez a melhor fadista portuguesa da actualidade, dia 24 de Outubro.
Casa Loma, arrisco dizer que é um dos ex-libris da cidade, apenas para visitar ou para assistir a um dos mais imensos eventos que aqui acontecem anualmente.
Casa do Alentejo, um Centro Comunitário em Toronto, virado para a comunidade portuguesa. Recebem aqui artistas portugueses fantásticos e também alguns dos melhores escritores portugueses, no caso, dia 25 de Outubro ao fim da tarde, venha aqui conhecer a escritora Maria João Lopo de Carvalho com várias obras editadas e um percurso solidário invejável, numa iniciativa organizada pelo Camões Instituto da Cooperação e da LÍngua, I.P. – Canadá.
Gastronomia e boa mesa, começando pelos portugueses, delicie-se com os sabores que lhe são proporcionados no Restaurante Ilhas de Bruma, o mais In, Chiado, ambos na College, ou o Lisboa à Noite, simples mas com boa comida, aconselho o Bife à Casa, no Porta Nova, dê um salto a uma das zonas com que tanto simpatizo, Roncesvalles e “lambuze-se” com os petiscos do Mata Petisco Bar. Mais a baixo na King Street West, no Fashion District seja um pouco mais ousado e entre no Cibo Wine Bar, não se irá arrepender certamente.
Instituto Camões, esteja atento a todos os movimentos culturais deste instituto responsável pela coordenação do ensino da língua portuguesa em todo o Canadá.
Dançar, vá até à Queen e descubra o Gladstone Hotel, um espaço centenário, onde pode jantar e dançar, mais à frente, tem o famoso Drake Hotel, num ambiente mais intimista e seleccionado, encontre-se aqui com a noite… Tem preferência por música latina, vá ao Lula Lounge, na Dundas, aqui vai descobrir as melhores orquestras ao vivo de salsa, rumba, bachata e outras mais, com oportunidade de uma aula de dança gratuíta, também servem jantares, convém reservar mesa.
Desporto, nem que seja apenas uma vez tem que ir gritar pelos Blue Jays ou pelos Maple Leafs, e aí já se pode considerar um canadiano !
Convido-vos a todos a sugerirem-me lugares dignos de visita, pois como podem entender não poderia colocar aqui todos os magníficos sítios que existem em Toronto e que são imperdíveis…
Redes Sociais - Comentários