Downtown Winery rebeceu comitiva da CCAH
Eventos

Downtown Winery rebeceu comitiva da CCAH

downtown winery - revista amar

 

A Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH) vez recentemente uma digressão pelo Norte da América para apresentar o seu novo projeto: a criação de um Gabinete de Apoio aos associados da diáspora – terminando a visita em Toronto, no passado dia 24 de agosto.

A comitiva constituída por Marcos Couto, presidente, João Gonçalves, vice-presidente, Lara Martinho, responsável pela Formação e Qualidade, Francisco Rosa Coelho, consultor do Gabinete de Turismo e Bruno Cabral, consultor de Imprensa foi recebida pelos proprietários da Downtown Winery, David e Yvonne Macedo e cerca de 30 pessoas.

A CCAH tem como objetivo apoiar e ajudar empresários da diáspora que desejam investir nos Açores e Marcos Couto contou-nos que a CCAH veio “dar a conhecer os Açores de uma forma diferente daquela a que a diáspora está habituada. Não vimos cá pedir dinheiro, vimos cá pedir investimento: que invistam nos Açores, que ajudem os Açores a crescer, que tragam o seu know-how, que adquiriram ao longo de todos estes anos, a experiência que têm de um mundo competitivo como são os Estados Unidos e o Canadá e a tragam para os Açores. E que utilizem os serviços que a Câmara de Comércio tem disponíveis para poderem fazer esse investimento. No fundo tentando que exista aqui uma relação de win-win entre aquilo que é o capital e a possibilidade de investimento dos açorianos que estão na diáspora, a nossa necessidade e os serviços que a Câmara de Comércio disponibiliza”.

 

downtown winery - revista amardowntown winery - revista amardowntown winery - revista amardowntown winery - revista amardowntown winery - revista amardowntown winery - revista amar

 

Quando questionado acerca do que retira desta visita, Marcos Couto não teve dúvidas de que o balanço foi positivo e um bom ponto de partida: “(…) Fiquei muito surpreendido. Já esperava o calor da receção, os nossos emigrantes são sempre calorosos e recebem-nos sempre de braços abertos, mas nós vínhamos à procura de mais do que isso. Vínhamos à procura de interesse e de algum investimento – e julgo que conseguimos lançar algumas ideias que podem levar efetivamente a que os empresários venham investir e se estreitem as relações que faltam. Porque eu acho que temos que ir muito mais além do que a saudade – a saudade é boa, mas precisamos de mais do que a saudade, de ambas as partes”.

A CCAH não tem e nem vai ter representação no Canadá, porém o presidente afirmou que estão “a estabelecer parcerias com Câmaras de Comércio pelo mundo inteiro” e lembra que “irão existir outras formas de nos relacionarmos – queremos aumentar a nossa presença aqui na diáspora através quer dos canais de comunicação social ou através das redes sociais, que tanto aproximam hoje as pessoas. Diria que fisicamente, e também porque as condições financeiras não permitem que estejamos sempre cá, seria bom que estivéssemos de volta dentro de um ano”.

Os anfitriões encontravam-se satisfeitos e Yvonne Macedo disse-nos que “foi com grande satisfação que recebemos o Comité de Angra do Heroísmo no nosso estabelecimento. Gostamos de ajudar a nossa comunidade no exterior e claro que aqui também. Queremos agradecer à nossa comunidade em geral por nos apoiar ao longo de todos estes anos”.

Carmo Monteiro

Redes Sociais - Comentários

Botão Voltar ao Topo