Zé Pedro Rock “N” Roll
Sala de Cinema
Zé Pedro, figura maior do rock português, foi também o seu grande impulsionador, não só enquanto guitarrista dos Xutos e Pontapés, mas também através na divulgação do género como crítico de música, radialista e dono do Johnny Guitar, mítico clube lisboeta e sala de concertos, onde muitas bandas deram os primeiros passos.
Ficha Técnica
Documetário realizado a partir de uma série de depoimentos de colegas e amigos, Zé Pedro Rock n’ Roll traça o perfil de uma espécie de santo da música, alguém que acreditava que podia ser amigo de todos e cujo sonho era partilhar o seu amor pela música. Pela proximidade com Zé Pedro, Diogo Varela Silva, cineasta que se estava a especializar em filmes sobre a arte do fado, consegue uma certa intimidade com o tema. Às tantas, o espetador é convidado a participar na tertúlia e em todo um jogo de afetos. Como algo muito “lá de casa”, onde a informalidade dos depoimentos pode ter contornos de intimidade e efeitos emocionais genuínos.
Duração: 110 minutos
Género: Documentário
Origem: Portugal
Estreia
Estreia em Portugal – 30 de julho
Curiosidades
Um filme para dar uma resposta a uma pergunta que muitos fazem: qual a razão para todos gostam de Zé Pedro, o guitarrista dos Xutos & Pontapés?
Mas de política não fala Zé Pedro Rock n’ Roll, 110 de minutos de tributo a Zé Pedro, belo amontoar de histórias em torno de uma figura fundamental no crescimento do rock português, um homem que viveu segundo os princípios da mais cordial conduta punk: a liberdade. Da infância à sua morte, este documentário examina o segredo de um ícone que nunca acreditou ser “cota” e para quem “o amor era a coisa mais importante”.
O guitarrista dos Xutos & Pontapés morreu no final de 2017, aos 61 anos. No final na década de 1970, Zé Pedro, com Zé Leonel e Paulo Borges, criou a banda Delirium Tremens, que mais tarde passou a chamar-se Xutos & Pontapés, com a entrada de Kalú e de Tim, para o lugar de Paulo Borges.
Pedro M. Salvador
Redes Sociais - Comentários