Literacia Financeira
Finanças

Literacia Financeira

there is a stack of books with a plant growing out of it. genera
there is a stack of books with a plant growing out of it. generative ai.

 

Como por certo muitos leitores saberão, novembro foi o mês da literacia financeira. Orgulho-me de ter dedicado algum tempo da minha atividade na tentativa de espalhar conhecimento nesta área de trabalho que tanto gosto. Espero assim ter contribuído para uma melhor informação financeira dos meus clientes, suas famílias, amigos e público em geral.

Há bastantes intervenientes nesta atividade, que desempenham diferentes papéis e entregam diferentes resultados, conforme as necessidades do cliente.

Hoje vou focar-me na atividade de um “Financial Planner”, atividade esta que desempenho com todo o gosto e orgulho.

Mais do que aconselhar o cliente a escolher um determinado investimento (Ações, Obrigações, Fundos de Investimentos, GIA…etc.) ou a escolher um determinado produto de cobertura de risco (Seguro de Vida, Critical Illness, Disabilty …etc.) como oferta isolada, um Financial Planner tem em mente uma abordagem bem mais holística do cliente.

Do ponto de visto financeiro interessa ao profissional olhar para o cliente como um todo, tendo em conta as diversas dinâmicas profissionais e familiares do cliente. Os seus interesses, valores e objetivos vão ter um papel principal no aconselhamento final. Somam-se a estes fatores, a situação financeira atual do cliente (Diagnóstico) e o horizonte final das suas necessidades financeiras.

Aqui, a partilha de informação torna-se algo fundamental para o profissional poder entregar um bom serviço. Tal como um médico precisa de recolher a informação necessária para fazer um diagnóstico e conseguir conhecer e entender o cliente, torna-se critico e primordial que toda a informação pertinente chegue ao poder do Financial Planner. O envolvimento de outros profissionais como o seu contabilista e advogado, conjuntamente com um trabalho coordenado de todos estes profissionais, permitirá alcançar os objetivos financeiros do cliente de um modo mais eficiente e eficaz.

Quando um Financial Planner e o seu cliente traçam um plano financeiro, este permite que os seus interesses não fiquem ao sabor das mudanças conjunturais da economia e finança. Claro que pode ter de haver ajustes pontuais, mas estando um objetivo de médio ou longo prazo traçado, não serão pontuais fatores económicos e financeiros, que irão impedir os clientes de atingir os seus objetivos. Fá-lo-ão aliás, de um modo bem mais seguro e sereno.

Claro que ambientes económicos como o atual trazem sempre alguma turbulência e incerteza, mas o seu Financial Planner estará lá para lhe assegurar que o seu plano desliza sobre carris.
Os últimos anos têm sido difíceis e bastante diferentes em muitos aspetos do normal funcionamento da economia e finanças.

O Covid-19 com todas as limitações alterou um padrão de comportamentos e desempenhos económicos como nunca houve antes, essencialmente devido a constrangimentos na produção e distribuição de bens e serviços, impostos pelo isolamento e barreiras à circulação. Quando as coisas pareciam estar a querer voltar ao normal, desencadeou-se a guerra na Ucrânia, tendo um forte impacto na produção, distribuição e custo da energia. Tudo junto fez disparar a inflação e quando demos conta estávamos outra vez no meio de uma conjuntura bastante difícil e turbulenta. Há mais fatores que se podem juntar a esta convulsão como por exemplo as alterações climáticas e o seu efeito na produção global de bens essenciais, por exemplo ao nível da agricultura.
O papel dos bancos centrais na tentativa de baixar essa mesma inflação, usando essencialmente o aumento as taxas de juro diretoras, com o consequente impacto na procura, parecem querer agora começar a mostrar os seus efeitos.

Vamos ver o que 2024 nos vai trazer, mas na certeza, porém, de que se tiver ao seu lado um profissional como um Financial Planner, estará bem mais equipado para defrontar os desafios que virão pela frente… e estes não se preveem fáceis.
Feliz 2024.

Alexandra Sousa

MBA, QAFP, CLU

Redes Sociais - Comentários

Botão Voltar ao Topo