Um tesouro chamado Portugal
PortugalTurismo

Um tesouro chamado Portugal

revista amar - Azenhas-do-Mar-Portugal_Credit_Alamy_JCR21X

 

Finalmente os dias mais quentes já se começam a fazer sentir… E com eles vêm também as saudades de umas boas e merecidas férias, verdade? Ora já não é de hoje que Portugal é um dos melhores destinos turísticos do mundo, procurado por turistas de todo o mundo.

São incontáveis as razões para visitarmos o país, como tão bem sabemos, mas decidi fazer um pequeno resumo de algumas delas. Se é que ainda precisavam de ser convencidos…!

História

Portugal é o país mais antigo da Europa e encerra em si uma história riquíssima – fundado em 1143, o país possui inúmeros monumentos, ruínas, igrejas e castelos que contam a história de outros tempos. O Mosteiro dos Jerónimos, as muralhas de Évora, o Palácio Nacional da Pena, o Castelo de Guimarães, as Ruínas de Conimbriga e a Quinta da Regaleira são apenas alguns exemplos.

Diversidade

Sim, Portugal até pode ser um país pequeno, mas já diz o ditado que “é nos menores frascos que estão os melhores perfumes”! Em 943 quilómetros de extensão continental podem encontrar uma enorme e fascinante variedade de paisagens, costumes, tradições, comida e vinhos. Tão depressa podem estar a brincar na neve, na Serra da Estrela, como a tomar um refrescante banho de mar nas águas calmas das praias do Algarve. Se são apreciadores de carne, com certeza farão uma paragem na Bairrada para se deliciarem com um leitão assado. Se preferirem peixe ou marisco, então a Rota Vicentina é o destino ideal! Um pouco por todo o país existem festividades religiosas, populares ou grandes festivais musicais.

E é claro: a beleza das ilhas, Açores e Madeira, não deixam ninguém indiferente.
Há sempre algo para ver e conhecer em Portugal!

A comida

Ah… o deleite de uns, e a desgraça de outros! De facto não se pode negar que Portugal é sinónimo de boa comida. A gastronomia portuguesa é apreciada (e inclusivamente premiada) mundialmente, e vai desde um fresco e saboroso marisco até às sobremesas mais gulosas. É de realçar, no entanto, que dentro da cozinha tradicional portuguesa existem também várias opções saudáveis, como por exemplo o peixe fresco grelhado, cremes vegetais, e uma enorme variedade de frutas frescas. Há, portanto, comida para todos os gostos!

Os Santos Populares

Em Portugal os três santos populares são o Sanro António, São João e São Pedro, cada um deles típico em diferentes regiões do território, embora existam algumas que celebrem mais do que um deles. Durante este mês de junho – em que, de resto, também comemoramos o Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas – celebra-se o Santo António, com as principais festividades a acontecerem na capital, Lisboa. É tempo do povo vir para a rua comer, beber e divertir-se pelas ruas, que se “vestem”
com balões coloridos, arcos e são perfumadas pelo cheiro tão característico dos manjericos.

Em cada esquina há um bailarico para dançar até não poder mais! E se faltarem as forças, nada melhor ronque comer um caldo verde, umas belas sardinhas assadas ou chouriço grelhado, algumas das iguarias desta celebração.

Ainda assim, o ponto alto das festividades dedicadas ao Santo António são as marchas populares: este ano, os diferentes bairros de Lisboa voltam a desfilar na Avenida da Liberdade, a 12 de junho, contando com centenas de figurantes, muita música e alegria. Uma das mais antigas tradições da cidade de Lisboa, que não deixa ninguém indiferente.

Feiras e festivais

Ainda que aconteçam durante todo o ano, as feiras populares e gastronómicas ganham especial ênfase durante o mês de junho. Para além destas, também acontecem várias feiras medievais em vários cantos do país, como por exemplo a Feira Medieval de Penela, uma das mais antigas do país. Aqui são levados a cabo momentos de recriação de época, com apontamentos históricos e culturais, bem como diversas atividades recreativas.
Se são apaixonados por música, durante todo o verão têm ainda a possibilidade de marcar presença em grandes festivais de verão, como é o caso do Rock in Rio, que este ano – e depois de ter visto a edição de 2020 adiada por conta da pandemia – acontece nos dias 18, 19, 25 e 26 de junho no Parque da Bela Vista, em Lisboa. Black Eyed Peas, Post Malone, Anitta e UB40 fazem parte do cartaz.

Inês Barbosa

 

Redes Sociais - Comentários

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao Topo