Melania, sofisticação europeia na Casa Branca
Beleza & Moda

Melania, sofisticação europeia na Casa Branca

Quando em 2017, Melania se tornou a Primeira Dama dos Americanos, viu-se vítima de uma hostilidade coletiva e de uma repulsa sem procedentes; devido às políticas polémicas do marido, com que resultou na maioria dos costureiros americanos a negaram-se a representá-la; contrariando a sua vontade pessoal de desfilar as grandes marcas nacionais.

Foi a Ralph Lauren, a insígnia mais nobre da moda americana, que aceitou o desafio de criar a primeira imagem de Melania como Primeira Dama, para debutar sob os olhares incisivos do planeta.

A Ralph Lauren correspondeu irrepreensivelmente; com um conjunto de vestido e casaco de face-dupla, em caxemira, luvas compridas e sapatos (Manolo Blahnik) tudo no tom de azul celeste, que lançou de imediato Melania ao nível do estilo inconfundível de Jacqueline Kennedy; que na primeira aparição ao público, em 1961, trajara com um visual idêntico que terá decerto servido de inspiração da agora destituída Primeira Dama. Não há como errar com um clássico.

 

revista amar - styling moda - Melania trump (1)

 

Jacqueline Kennedy foi a aposta certa para a nova imagem de Melania; agora muitissímo mais sóbria do que o seu próprio estilo, de profundos decotes, brilhos e de cortes audazes, imprudente para uma Primeira Dama.

Muitas vezes, ao longos destes quatro anos, pudemos apreciar os passos seguros de Melania, alinhada à lição de elegância de Kennedy. Se dúvidas houvessem sobre esta coincidência, as imagens seguintes dispensam palavras.

 

revista amar - styling moda - Melania trump (1) revista amar - styling moda - Melania trump (1) revista amar - styling moda - Melania trump (1) revista amar - styling moda - Melania trump (1) revista amar - styling moda - Melania trump (1)

 

Com a recusa de costureiros americanos como Marc Jacobs, Jeseph Altuzarra, Donna Karen, Tom Ford, Zac Posen, Phillip Lim, entre outros, a Primeira Dama recorreu ao génio que se tornara americano no ano anterior, nascido francês, Hérve Pierre, que já a vestira há anos atrás, para desenhar o seu primeiro vestido de gala inaugural. Segundo o próprio, “Se algumas pessoas renunciaram vestir a Primeira Dama, é essa a beleza da liberdade.

É também o meu direito a aceitar o desafio. Eu quero fazê-lo. Isso nem sequer se põe em questão, seria um absurdo. Vai muito para além do aspeto político, é uma maneira de honrar o país”. Para criar o vestido mais emblemático da Primeira Dama, Pierre só precisou de fazer algumas simples perguntas a Melania; cores favoritas, palavras ou imagens. Coisas que não estivessem relacionadas com a moda.

As respostas não se fizeram esperar: azul, rosa claros e baunilha. E quanto à forma – que poria qualquer designer fora de si – justa. E que estivesse na disposição de o fazer em menos de duas semanas. E Pierre cumpriu, com um estrondoso sucesso. O designer atribuiu o resultado do seu trabalho, à técnica e estética de Melania.

Como é tradição, o vestido foi usado apenas para a ocasião do baile de gala inaugural, e logo após, foi doado ao Museu de História Americana em Washington, onde ficou junto ao das suas precedentes, na ala da Coleção das Primeiras Damas.

 

revista amar - styling moda - Melania trump (1)

 

Com peças da sua autoria, e outras maioritariamente de casas europeias como a Dior, Dolce & Gabbana, Chanel, Gucci, Alexander McQueen; Azzedine Alaia, Elie Saab e Givenchy – não esquecendo a retulância em encontrar designers americanos para vestir a Primeira Dama; Pierre preparou as indumentárias para cada ocasião e visita de Estado.

Onde quer que fosse, Melania transpirava sofisticação. Não descurando as preferencias de cores de Melania. As cores monobloco como o vermelho, o amarelo, os tons pastéis, o nude e preto. Já os estilos vão desde o militar, o equestre, o clássico de duas peças e o safari.

As calças inspiradas em Kennedy e até em Audrey Hepburn; as camisolas de gola alta, os lenços e até as “sabrinas” que usa em ambientes mais descontraídos; inclusive com que aterrou na Florida, no último dia de dever.

Contudo, a imagem de marca de Melania, são os casacos compridos e os saltos altos; com preferência para os Louboutin e Manolo Blahnik.

 

revista amar - styling moda - Melania trump (3)

 

Já no que diz respeito a maquilhagem, Melania Trump levava cerca de 75 minutos para ser preparada sempre que fosse fotografada em público. Em relação às suas preferências de verniz de unhas, é adepta da manicure francesa e gosta de tons cremes.

Levando tudo isto em consideração, Pierre fez uma apurada pesquisa aos exigentes requisitos diplomáticos em agenda, como por exemplo, a viagem à França, à Arábia Saudita, à África e até ao Vaticano.

 

revista amar - styling moda - Melania trump (1)

 

Nesta fotografia, na Casa Branca durante a visita dos Reis da Jordânia, rei Abdullah II e rainha Rania, em 2017. O vestido verde monobloco é da autoria de Hervé Pierre.

 

revista amar - styling moda - Melania trump (1)

 

Durante a visita à Inglaterra, vestida pela Dolce & Gabbana, chapéu com assinatura de Hervé Pierre. Foi comparada a Audrey Hepburn, em My Fair Lady.

 

revista amar - styling moda - Melania trump (1)

 

Ainda na visita à Inglaterra, a capa amarela Valentino.

 

revista amar - styling moda - Melania trump (1)

 

Ainda na visita à Inglaterra, a capa amarela Valentino.

 

revista amar - styling moda - Melania trump (1)

 

Ainda que com a ajuda de um brilhante consultor de moda e estilista, aos olhos do mundo, a Primeira Dama falhou algumas vezes.

Ainda que seja elegante, de gestos delicados e recatada, a sua longa experiência como modelo internacional, o seu estilo e graça natural, estiveram sempre debaixo de um apertado escrutínio, devido às decisões políticas de Donald Trump. Mas não foi a primeira, nem será a única.

Na história da América, algumas Primeiras Damas como Rachel Jackson, Mary Todd Lincoln, Edith Wilson, Eleanor Roosevelt e até Nancy Reagan, foram também atacadas e criticadas publicamente e vítimas do descontentamento das massas pelos seus maridos.

 

Maria João Rafael

Consultora de Imagem

 

Redes Sociais - Comentários

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao Topo