Portugal The Festa
70 Anos Canadá

Portugal The Festa

portugal the festa

 

Com um lindo dia de sol, a cidade de Toronto presenciou na Nathan Phillips Square, em frente à Câmara Municipal de Toronto, a grande festa em celebração dos 70 anos da comunidade portuguesa no Canadá.
Historicamente, a presença portuguesa em território canadiano remonta aos séculos XV e XVI, mas foi no dia 13 de maio de 1953, que oficialmente 218 bravos imigrantes portugueses, chegaram à doca ‘Pier 21’ em Halifax, na Nova Escócia, a bordo do navio Saturnia, ao abrigo do acordo assinado entre o Canadá e Portugal.

Os pioneiros portugueses desembarcaram carregando em suas malas sonhos, tradições, herança cultural e muita esperança.

Em 2023, os portugueses no Canadá, celebraram estes pioneiros com um evento ao ar livre e aberto a todos, com músicas, grupos folclóricos, gastronomia e pequenos negócios, que ficou conhecido como “Portugal the Festa”. Lágrimas, abraços, saudades, orgulho e alegria pintaram o dia 14 de maio como um dia histórico.
Foi um dia de amor e vibrações, que ecoou até Portugal com direto a transmissão através de uma equipa da Rádio Televisão Portuguesa (RTP) presente no local.

 

 

Esta foi a primeira vez que a comunidade portuguesa celebrou no coração da cidade de Toronto e, com certeza, foi um momento inesquecível. Afinal, “Portugal the Festa “foi capaz de oferecer um pouco de Portugal aos presentes. Quem compareceu teve a oportunidade de presenciar a alegria estampada em cada rosto. Eduardo Martins, confessou-nos que estava feliz “eu sou português e gosto de estar com os portugueses. Vim celebrar com os meus. Por favor, vamos manter este orgulho português vivo”. José Simões, mesmo vivendo distante, fez questão de participar na festa “apesar de viver em Brampton, eu e alguns amigos viemos fazer parte deste momento histórico. Não é todos os dias que temos momentos iguais. É um prazer celebrar os 70 anos dos pioneiros portugueses”.

A jovem Mariana Bogas, participante no evento, disse à nossa reportagem – “eu amo a minha cultura e hoje vim representar a mesma junto com a minha família e amigos. Dançarei para mostrar ao mundo o que é nosso”
O público teve a oportunidade de viver ou reviver um pouco da cultura e raízes portuguesas. No Portugal The Festa, estiveram presentes: Luso-Can Tuna, Rancho Associação Cultural do Minho de Toronto, Rancho da Associação Cultural Migrante de Barcelos, Rancho Folclórico Ribatejano de Toronto, Rancho Folclórico da Nazaré, Portuguese Cultural Club of Vaughan, Portuguese Cultural Centre of Mississauga Folkore Group , Bombos do Arsenal do Minho e Bombos da Associação Cultural do Minho de Toronto.

Artistas locais como Ruby Anderson, Peter Serrado e Sofia Camara cantaram músicas próprias e mostraram o quanto os jovens lusodescendentes fazem boa música. Sofia, presenteou-nos ainda com uma homenagem em pleno Dia da Mãe.

 

 

Várias mães, com os respetivos filhos, foram chamadas ao palco e a jovem revelação da música canadiana, de origem portuguesa, interpretou a música Mãe, da fadista Mariza. Que momento emocionante.

A Banda Sagres fez o público vibrar e Tony Gouveia e Amigos trouxeram o fado, para além de músicas populares e dançantes.

Os representantes do Governo português, deputados da Assembleia da República portuguesa e deputados e outros políticos canadianos homenagearam os Pioneiros Portugueses com a sua presença. Todos eles e o público presente na Nathan Philips Square ovacionaram António da Silva, um dos pioneiros que, em 1953, chegou ao Canadá a bordo do Saturnia.

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, esteve presente no local e disse que se sentia verdadeiramente em casa. “Esta gente da nossa gente, faz com que eu me sinta em casa. Portugal espera por vocês de braços abertos sempre que quiserem regressar. Um abraço a todos”. A artista portuguesa Bárbara Bandeira, cantou pela primeira vez fora de Portugal e teve Toronto como palco. Trouxe luz e muita música. O público jovem cantou todas as músicas do início ao fim. Bárbara, visivelmente emocionada falou que “foi a minha primeira vez a cantar fora de Portugal e não sabia o que esperar.

 

 

O que eu senti é que fui super bem recebida e acolhida. Eu olhava para os rostos das pessoas e via saudades. O meu pai sempre me disse que quando viesse a Toronto, sentiria isso mesmo. Isto foi provavelmente uma das coisas bonitas que eu já vivi.” Bárbara, ainda fez duas promessas – um álbum em 2023 cheio de surpresas e um regresso a Toronto. Pedro Abrunhosa disse que tem tido experiências fantásticas no Canadá, regressou ao país e levou todos a embarcarem numa jornada de alegrias, saudades, esperanças e cantou histórias. Pedro, convidou Bárbara a subir ao palco mais uma vez, e juntos cantaram o grande sucesso “Para os Braços da Minha Mãe”. Houve até lágrimas por parte da plateia.

Da organização conversamos com o Comendador Manuel DaCosta que reafirmou a importância do momento – “foram muitos meses de preparação que valeram a pena. Estou muito satisfeito pela presença do público e ver cada sorriso dos nossos portugueses presentes neste local. Aproveito para deixar uma mensagem a todos que façamos uma festa anual onde todos possamos celebrar juntos”

Este momento, foi mais um exemplo de como é possível termos uma comunidade participativa, inclusiva e com vontade de fazer acontecer. Gostaria de destacar a presença dos jovens que compareceram em grande número, tanto para assistir quanto para participar do festival. Ficou claro que é importante continuar a cultivar a cultura para que as gerações vindouras possam continuar com o legado de todos os portugueses no Canadá
A todos os participantes e envolvidos na organização do “Portugal the Festa”, os nossos parabéns e muito obrigado por tudo. Que esta festa continue e dancemos todos juntos por muito tempo. Obrigado aos pioneiros que abriram oportunidades e futuro aos portugueses e não só.

Viva os 70 anos de muito trabalho, amor, dedicação, sacrifício, sucesso e muitíssimo obrigado por ajudarem a pintar o mosaico cultural canadiano.

Francisco Pegado

Redes Sociais - Comentários

Botão Voltar ao Topo